Intel mira no Android e lança nova versão de seu sistema operacional
Feito sob a tutela da toda poderosa Intel, o Moblin é um projeto de sistema operacional baseado em Linux destinado a equipamentos móveis, como “netbooks, dispositivos de acesso à Web e em sistemas automotivos” depois que sair da fase testes (isso, claro, se um dia sair da fase de testes). Sua nova versão, o Moblin 2, foi apresentada essa semana e tem como maior destaque ser otimizada para os processadores Atom, onipresentes no mercado de máquinas de baixo custo.
Como o discurso da Intel é bem parecido com o usado pelo Google para falar do Android - que também é baseado no Linux e deve sair dos telefones celulares e chegar a outros equipamentos, como GPS e sistemas de entretenimento num futuro não muito distante - e o Acer Aspire One consta na lista de hardware em que o programa foi testado, resolvi conhecê-lo mais de perto.
O boot com o Moblin 2 demorou 20 segundos. Apesar das janelas do sistema terem transparências à moda do Mac OSX e Windows Vista, o visual é simples e há poucos programas instalados, o que é perdoável quando se lembra que seu download é de apenas 240 MB. Não há sinal de OpenOffice ou comunicador instantâneo, e completando o espírito “aventureiro” de uma versão de testes, o sistema vem com o navegador Mozilla Minefield, uma versão alfa do futuro Firefox 4. E, para um usuário comum, as novidades acabam aí.
A placa de rede sem fio funcionava normalmente, mas não foi possível se conectar porque o sistema oferece um campo de apenas 16 caracteres para se digitar a senha de acesso. Também não foi possível instalar novos programas, incluindo algum que tirasse um screenshot (o que explica a foto no alto do post).
Ou seja, por enquanto o Moblin 2 é realmente um alfa, destinado unicamente a curiosos e programadores. Se você se interessou, confira as notas dessa nova versão ou visite a página do projeto e boa sorte.
Fonte: UOLTecnologia
0 comentários:
Postar um comentário